Legado de John Lennon ficará lacrado em "cápsulas do tempo" até 2040


FERNANDO MEXÍA
DA EFE, EM LOS ANGELES


O legado musical da carreira solo de John Lennon ficará selado simbolicamente pelas próximas três décadas em "cápsulas do tempo", uma homenagem pelo aniversário de 70 anos do ex-beatle.

O Museu do Rock de Cleveland, em Ohio, se associou à empresa de produtos fonográficos para colecionadores Box of Vision para iniciar o projeto "The John Lennon Time Capsule".

Em 8 de outubro, um dia antes do aniversário de 70 anos de Lennon, os organizadores da iniciativa realizarão uma cerimônia na qual colocarão em cápsulas as canções que o ex-beatle lançou após o término da banda, além de desenhos que apareciam em seus discos e um ensaio sobre sua carreira.

Os responsáveis pelo projeto pediram aos fãs de Lennon através da internet que enviassem suas mensagens sobre ele, para que também sejam colocadas nas cápsulas.

O "John Lennon Time Capsule" contou com o apoio da viúva do ex-beatle, Yoko Ono, que afirmou que "a vida e os sonhos de John ajudarão a inspirar as crianças de hoje e de amanhã a conseguir um melhor mundo para todos".
Bob Gruen/Efe
John Lennon em 1974, quando voltou para Nova York após morar 18 meses em Los Angeles
John Lennon em 1974, quando voltou para Nova York após morar 18 meses em Los Angeles

A ideia de homenagear o marido com uma "cápsula do tempo" não é novidade para Yoko, que em 9 de outubro de 2007 assistiu à iluminação da Imagine Peace Tower em Reykjavík, Islândia, em homenagem a Lennon, e enterrou na ilha vários recipientes com mensagens pedindo paz, como pregava o ex-beatle.

As três novas "cápsulas do tempo" serão conservadas no Museu do Rock de Cleveland, e em outros dois pontos ainda não revelados, e permanecerão assim até 9 de outubro de 2040, data do centenário do nascimento de John Lennon.

A herança artística de Lennon em sua etapa posterior aos Beatles, que começou em 1970, foi muito irregular e inclui temas de alto conteúdo político e obras emblemáticas como "Imagine".

O aniversário de 70 anos do ex-beatle será lembrado também com o lançamento, no dia 4 de outubro, do box Gimme Some Truth, que vai recuperar alguns dos principais hits da carreira solo de Lennon.

O box reunirá uma coleção de reedições para colecionadores que incluirá discos remasterizados de Lennon, raridades, e coletâneas separadas pelos temas de suas músicas.

Em 2010, além da comemoração de seu 70º aniversário de nascimento, será lembrado ainda as três décadas da morte do ex-beatle.

Lennon foi morto no dia 8 de dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em que morava, em Nova York, baleado oito vezes à queima-roupa por Mark David Champan.

O legado do ex-beatle, no entanto, segue firme a caminho de ser eternizado pela humanidade.



0 comentários:

Postar um comentário