Novo teste de DNA feito em 4 horas ajuda a solucionar crimes

R7


Cientistas forenses desenvolveram um teste que pode combinar o DNA de um suspeito com amostras do crime em apenas quatro horas. 

Andrew Hopwood, do Serviço Científico da Polícia do Reino Unido e Zenhausem Frederic, do Centro de Medicina e NanoBiociência Aplicada do Estado do Arizona, Estados Unidos, construíram um kit com um cartucho que processa o DNA e um chip que faz a análise a partir de uma amostra contida em um cotonete. 

Técnicos forenses podem passar o cotonete dentro da boca de um suspeito e misturar a amostra com algumas substâncias químicas. 

O aparelho faz o restante do trabalho, produzindo um perfil genético que pode ser comparado com um banco de dados da polícia. 

A nova técnica pode significar um futuro muito mais eficiente para a solução de crimes, tornando o processo forense tão rápido quanto a identificação de impressões digitais. 

O procedimento, descrito por especialistas na revista científica Analytical Chemistry, é uma arma contra a liberação de criminosos que ganham as ruas logo após averiguações que não conseguem pistas o suficiente para que seja comprovada a participação em crimes. 

No Reino Unido, segundo informações da rede britânica BBC, 75% das pessoas presas são liberadas seis horas depois de encaminhadas à polícias e o mesmo acontece com 95% após 24 horas. 

Atualmente, o Reino Unido já conta com um sistema para testes desse tipo com urgência cujo pedido é enviado a um laboratório particular que demora oito horas para entregar os resultados. Um dos problemas é o alto custo dessa solicitação urgente. 

Em breve, os pesquisadores vão tentar reduzir ainda mais o tempo de conclusão da análise de DNA para apenas três horas. 

Toda a operação exige apenas um curso de curta duração e uma formação científica básica.

0 comentários:

Postar um comentário