Primeiro robô-astronauta da Nasa já tem perfil no Twitter

EFE


A Nasa anunciou nesta terça-feira (3) que vai lançar o Robonauta2, o primeiro residente permanente da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), no fim deste ano. 

Desenvolvido pela agência espacial americana e pela General Motors (fabricante de automóveis), o R2 já aceita, há alguns dias, perguntas de humanos pela hashtag (tópico) #4R2 no Twitter – suas respostas começarão a ser postadas nesta quarta-feira (4). 

O robô foi desenvolvido para trabalhar com seres humanos, sejam astronautas no espaço ou operários de uma fábrica na Terra. O R2 pesa 150kg e não passa de um tronco com dois braços e duas mãos. 

O R2 será lançado na missão STS-133 do ônibus espacial Discovery, planejada para setembro. Assim que estiver a bordo da estação, os engenheiros da Nasa vão monitorar como ele funciona em ambientes sem gravidade. 

O robô-astronauta só irá trabalhar no laboratório Destiny da estação, mas futuros avanços e modificações permitirão que ele se mova com mais liberdade no interior da ISS ou fora do complexo. 

O R2 não só se parece com um ser humano como também foi projetado para trabalhar sozinho. Com mãos e braços parecidos aos de uma pessoa, ele é capaz de manusear as mesmas ferramentas usadas pela tripulação da ISS. 

No futuro, os robôs humanoides poderão também substituir astronautas em caminhadas espaciais ou em tarefas difíceis ou muito perigosas para humanos. 

Por enquanto, ele é só um protótipo e ainda não conta com proteção adequada necessária para voar fora da estação, por causa das temperaturas extremas do espaço. 

Além de ser testado em relação à microgravidade, ele também passará por exames em ambientes sujeitos a radiação e a interferências eletromagnéticas. Os testes irão fornecer dados de desempenho sobre como um robô pode trabalhar ao lado de astronautas. 

À medida que o desenvolvimento do robô progredir, as tripulações da ISS poderão receber atualizações de hardware e de software que permitirão ao robô fazer outras tarefas. 

A GM pretende usar tecnologias presentes no R2 em futuros sistemas avançados de segurança de veículos e em aplicações para fábricas. 

0 comentários:

Postar um comentário