Pyongyang vive situação caótica, mostra WikiLeaks; Seul alerta para novos ataques

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS  

No mesmo dia em que os EUA e a Coreia do Sul encerraram suas manobras militares e Seul alertou para novos ataques do Norte, documentos vazados pelo site WikiLeaks apontam que em janeiro de 2010 várias autoridades norte-coreanas desertaram para o Sul, descontentes com o processo de sucessão do ditador Kim Jong-il.  

Os telegramas diplomáticos assinados pelo embaixador americano em Seul no início deste ano apontam que o regime de Pyongyang vive uma situação interna "cada vez mais caótica". 

Baseado em dados sigilosos obtidos do chanceler sul-coreano Yu Myung-Hwan, o embaixador dos EUA comunicou Washington da deserção de oficiais do Norte. 

"Um número não determinado de funcionários norte-coreanos em missão no exterior desertou recentemente", afirmou o ministro Yu, de acordo com o telegrama. 

O chanceler sul-coreano disse ainda que a sucessão no comando do regime comunista, entre Kim Jong-Il e seu filho Kim Jong-Un, 27 anos, "não acontece tranquilamente" e que uma reforma monetária provocou grandes problemas para Pyongyang. 

Tanto o ministério sul-coreano das Relações Exteriores como os serviços secretos sul-coreanos não confirmaram a autenticidade da nota, considerada confidencial. 

ALERTA
 
O chefe de inteligência da Coreia do Sul disse nesta quarta-feira que há grandes riscos de que a Coreia do Norte ataque novamente, uma semana após os confrontos que deixaram quatro mortos na ilha de Yeonpyeong, informou a agência estatal Yonhap. 

"Há uma alta probabilidade de que o Norte faça um novo ataque", disse Won Sei-hoon, diretor do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreana. 

Para ele as últimas ações militares norte-coreanas ocorreram num momento em que, em Pyongyang, "disputas internas estão crescendo em relação à sucessão de uma terceira geração e a situação econômica está piorando". 

EXERCÍCIOS MILITARES
 
As declarações de Won chegam no mesmo dia em que os EUA e a Coreia do Sul encerram uma nova rodada de manobras militares na região do mar Amarelo. 

Os dois países conduziram quatro dias de manobras navais conjuntas que contaram com a participação do porta-aviões nuclear americano George Washington, de uma dezena de navios de guerra e de 7.300 militares. 

Ainda nesta quarta a Coreia do Sul anunciou que realizará manobras navais adicionais entre 6 e 12 de dezembro. 

Pelo planejamento, os novos exercícios militares farão uso de fogo real em várias regiões das águas sul-coreanas, incluindo zonas próximas à fronteira com a Coreia do Norte no mar Amarelo, como forma de reforçar a defesa diante das provocações norte-coreanas, informaram fontes militares sul-coreanas. 

As novas manobras da Coreia do Sul se aproximarão muito mais da tensa fronteira marítima com a Coreia do Norte, com a previsão de atividades --além de outras zonas-- na ilha de Daechong, território sul-coreano próximo à costa norte-coreana. 


Arte/FSP

1 comentários:

amsf disse...

O pessoal não está a descortinar as consequências de tudo isto:

Acha que algum líder estrangeiro continuará a falar francamente com os americanos sujeitando-se à exposição pública?
Acha que os homens de mão dos americanos nos vários estados não vão ser afastados ou eliminados?
Acha que os informadores (traidores) dos americanos vão continuar a colaborar depois de verem alguns semelhantes a eles a aparecerem sem cabeça?
Acha que a juventude do Médio Oriente vai ficar quieta depois de perceber a extensão da colaboração dos seus líderes com os americanos?
Acha que os chamados grupos terroristas não vão receber milhares de voluntários da classe alta (com acesso à internet)?
Acha que esses grupos com toda esta informação não vão eliminar os alvo (pessoas, organizações, etc) cúmplices dos EUA e divulgar o respectivo telegrama como justificação?
Acha que os srs do mundo, depois disto, vão deixar que a internet continue a existir como até agora?

Neste momento só foram disponibilizados 291 dos 251 MIL documentos. Falta saber se os EUA conseguirão parar esta hemorragia como estão a conseguir faz´-lo desde ontem?

Este cisne negro fará do 11 de setembro um grão de areia!

Postar um comentário