Crianças encenam ataque suicida em vídeo no YouTube


Um vídeo amador postado no site YouTube, que mostra crianças encenando um ataque suicida, gerou críticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e de entidades de defesa da criança no Paquistão.
Ainda não se sabe a origem do vídeo, mas ele parece ter sido filmado no Afeganistão ou no Paquistão. Algumas das crianças parecem ter apenas três ou quatro anos.
A música de fundo é uma das canções preferidas do Talebã.
No vídeo, o menino se despede das crianças e se aproxima de seu "alvo", enquanto outros meninos aparentemente fingem ser membros das forças de segurança.
A areia é jogada para o alto para simular a explosão, as "vítimas" e o "suicida" fingem estar mortos.
Ainda não se sabe quem estava orientando as crianças durante a representação.
Vídeo no YouTube mostra crianças encenando ataque suicida
Ainda não se sabe quem coordenou a encenação das crianças
Para Abdullah Khoso, ativista defensor dos direitos das crianças no Paquistão, o objetivo do vídeo é sério.
"Esta mensagem é clara", disse ele. "No vídeo, os suicidas são mostrados como heróis. Outras pessoas e outras crianças podem vê-los como heróis e fazer o mesmo."
Para Khoso, o vídeo é uma ferramenta "para recrutar crianças militantes, que podem se tornar suicidas em grupos de militantes".
O recrutamento de crianças por militantes é um problema real na região. Os militantes buscam "mártires" jovens, pois seria mais fácil manipulá-los e eles são difíceis de ser detectados por forças de segurança.
Especialistas afirmam que oito entre dez ataques suicidas no Paquistão são feitos por adolescentes.
A polícia acredita que o ataque contra um templo em Karachi, no sul do Paquistão, em outubro de 2010, foi perpetrado por um garoto de 14 anos.

0 comentários:

Postar um comentário