Morre padre teórico da Teologia da Libertação; religioso será sepultado em Solânea na Paraíba

O padre belga José Comblin - um dos mais importantes e polêmicos teóricos da Teologia da Libertação - morreu ontem, aos 88 anos, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, na Bahia.De acordo com vontade manifestada aos amigos, padre Comblin será sepultado no Santuário do Padre Ibiapina, no município de Solânea, na Paraíba.   

Autor de várias obras, entre elas A Teologia da Enxada, sobre a vivência cristã e teológica nas comunidades pobres, o padre estava escrevendo um livro sobre a relação entre religião e evangelho.

Padre Comblin estava hospedado na comunidade Recanto da Transfiguração, em Simões Filho (BA), em tratamento de saúde, quando sofreu um ataque cardíaco. Ele tinha problemas de coração e usava marcapasso.

Nascido em Bruxelas em 1923, padre Comblin veio para o Brasil em 1958. Após trabalhar em Campinas foi para Pernambuco, quando d. Helder Câmara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, em 1964. Perseguido pelo regime militar, foi detido e deportado, em 1972, ao desembarcar no aeroporto de Guararapes, Recife, quando voltava da Europa.

Para o padre Eduardo Hoornaert, seu contemporâneo e amigo, que também veio trabalhar no Brasil, Comblin foi o maior teólogo da América Latina. "Ele foi, ao lado do peruano Gustavo Gutierrez, um dos fundadores da Teologia da Libertação."

"Perdemos um mestre e um guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro", lamentou o padre José Oscar Beozzo, historiador e teólogo.  

Estadão

0 comentários:

Postar um comentário