Seres fantásticos registrados em bestiários existem há séculos



por JANAINA TOKITAKA
Ilustração Janaina Tokitaka


Ilustração para reportagem sobre bichos fantásticosCoelho com chifre de veado? Cavalo cheio de escama de peixe? Formiga com cabeça de leão? Cão-serpente?

Você não encontra esses bichos no zoológico ou em livros de ciências, mas existem lendas no mundo todo sobre combinações estranhas de animais.

Já na Grécia Antiga, um autor chamado Plínio, o Velho, registrou essas misturas no livro "História Natural".

Na Idade Média, os pesquisadores continuaram a escrever sobre essas espantosas criaturas em livros chamados "bestiários". Até hoje o assunto diverte autores como J.K. Rowling, criadora do bruxinho Harry Potter.

Esses animais fantásticos podem ser mansos e maravilhosos, perseguidos por seus poderes mágicos. Também podem ser ferozes, assombrando quem cruzar seu caminho.

Mas eles têm algo em comum: além de raros, sempre há quem jure ter visto um deles por aí. Conheça algumas criaturas abaixo.

JANAINA TOKITAKA é ilustradora e escritora, autora de livros como "Coelhos Lunares" (ed. Brinque-Book) e "De Noite, na Cidade" (ed. Rocco).

Ilustração Janaina Tokitaka
Legenda Ilustração para reportagem sobre bichos fantásticos Crédito Ilustração Janaina Tokitaka
Imagem mostra Onça Pé de Boi, Grifo e Basilisco
GRIFO
É um animal de extrema coragem e inteligência. Possui corpo de leão com cabeça e asas de águia, representando seu domínio sobre o céu e a terra. Bom guardião, costuma colocar seus ovos perto de tesouros. Vive no pico das montanhas e é considerado um animal justo e bom.

BASILISCO
Criatura perversa, é o inimigo mortal do Grifo. Tem a aparência de uma serpente com cabeça de galo. É capaz de matar qualquer ser apenas com o olhar. Nasce de um ovo de galinha chocado por uma rã. Só morre ao se olhar no espelho ou ao ouvir o canto de um galo.

ONÇA PÉ DE BOI
Possui o corpo de uma onça imensa e quatro patas de boi. Não consegue subir em árvores e por isso anda sempre em dupla: se sua presa escapar para o topo de uma, o casal se reveza para vigiar a vítima. Assombra as florestas do norte do Brasil.

MAMLAMBO
Monstro africano que habita as profundezas do lago Mzintilava, no sul da África. Devora aqueles que nadam em suas águas. Só aparece em tempestades com relâmpagos, atraído pelas luzes. Tem corpo de peixe, torso de cavalo e pescoço de cobra.

COLO COLO
É uma criatura estranha e sombria, que mora nas casas do Chile. Pode parecer tanto uma serpente como um rato com penas. Durante o dia, ele se esconde em rachaduras ou em buracos, saindo quando cai a noite para se alimentar da saliva dos adormecidos. Seu canto imita o som de uma criança chorando.

JACKALOPE
É um coelho com chifres de veado e possui a habilidade de correr com extrema rapidez. É difícil de ser capturado. Dizem também que imita a voz humana com perfeição, confundindo seus predadores. Vive nos Estados Unidos.


KILIN
Habitante da China, tem a aparência de um cavalo ou a de uma girafa, com corpo coberto por escamas de peixe e rabo de raposa. Costuma viver no paraíso, só descendo à Terra no nascimento de um sábio. Representa a pureza e a bondade.

BAKU
Com corpo de anta, tromba de elefante e patas de urso, o Baku é uma fera japonesa. Mas é bom para os homens, devorando pesadelos e má sorte. As crianças japonesas, depois de acordar de um sonho ruim, dizem: 'Baku, coma este pesadelo para mim'.

SURMA E AMMUT
Surma é um monstro finlandês metade cão, metade serpente. Guarda o mundo dos mortos e tem o poder de paralisar apenas com o olhar quem tenta escapar de seus domínios. É parecido com Ammut, mistura de jacaré e hipopótamo dos egípcios. Ele é protetor de Osíris, o deus da morte.

PÉGASO E QUIMERA
Pégaso, o famoso cavalo com asas da mitologia grega, é a montaria do herói Belerofonte, que o domou com um freio de ouro. Com sua ajuda, o herói derrotou a monstruosa Quimera.

MERMECOLION
Tem tamanho e corpo de formiga, mas a cabeça é de leão. Muitos desenhos do Mermecolion foram encontrados nos cadernos de antigos estudiosos e seus hábitos são considerados um mistério. É um símbolo da dúvida e da confusão.

0 comentários:

Postar um comentário