Sobe para 177 número de corpos encontrados no norte do México

DA REUTERS, NA CIDADE DO MÉXICO

O número de corpos achados em valas comuns no norte do México, supostamente ligados a crimes do narcotráfico, subiu para 177, num dos piores episódios desde que o governo iniciou uma campanha antidrogas. Na semana passada, o número estava em 145.

No Estado de Tamaulipas, os primeiros corpos foram encontrados no dia 1º de abril, e em Durango, no dia 4.

A promotoria do Estado de Tamaulipas, onde opera o sanguinário cartel dos Zetas, fundado por desertores do Exército, disse em comunicado que 122 corpos poderiam estar relacionados aos casos de passageiros de ônibus sequestrados no município de San Fernando.

Estes sequestros ocorreram no final de março, sete meses depois da descoberta, no mesmo local, de 72 cadáveres de imigrantes da América Central que se dirigiam aos EUA e que provocou protestos de El Salvador, Honduras e Guatemala.

Os outros 55 corpos achados desta vez não estariam relacionados com os passageiros dos ônibus, disse a promotoria em comunicado.

HISTÓRICO

O México atravessa uma onda crescente de violência há mais de quatro anos com a operação de soldados e policiais contra os cartéis de drogas, que lutam entre si pelas lucrativas rotas do narcotráfico até os EUA. Mais de 37 mil pessoas morreram neste período.

De acordo com a Promotoria de Durango, os primeiros corpos foram achados em 4 de abril em uma oficina mecânica da capital do Estado do mesmo nome, onde foi descoberta uma fossa clandestina na qual estavam quatro ossadas.

Após 11 dias, em outro ponto da cidade foram achados dez corpos, três sem cabeça, além de quatro crânios, que não correspondiam às pessoas decapitadas.

Na quarta-feira passada, foram encontrados 26 corpos em um prédio e, na quinta-feira, mais 11 foram achados no mesmo local, no bairro Las Fuentes, segundo a Promotoria de Durango, que continuará na segunda-feira as escavações na busca de mais restos mortais.
Durango foi assinalado como um dos refúgios do chefe Joaquín "EL Chapo" Guzmán, líder do cartel de Sinaloa.

0 comentários:

Postar um comentário