Família Schurmann diz ter encontrado restos de submarino nazista

RAPHAEL VELEDA
DE SÃO PAULO  

A família Schurmann anunciou ter encontrado os destroços de um submarino nazista que foi abatido pelas forças aliadas no litoral de Santa Catarina durante a 2ª Guerra Mundial. 

A descoberta foi anunciada na noite de quinta-feira (14), após dois anos de busca. A família Schurmann está a o bordo do veleiro Aysso, comandado pelo capitão Vilfredo Schurmann. 

O submarino, de prefixo U-Boat-513, foi localizado por meio de aparelhos especiais que detectam a presença de metais. Segundo nota dos Schurmann, o submarino está a cerca de 75 metros de profundidade nas proximidades de São Francisco do Sul (SC). 

Ele foi abatido por um hidroavião americano que decolou de Florianópolis no dia 19 de julho de 1943. Dos 46 tripulantes, sete sobreviveram, incluindo o capitão, e foram resgatados por um navio da Marinha dos Estados Unidos, onde foram feitos prisioneiros. 

Antes de ser encontrado, o submarino afundou três navios mercantes na costa brasileira, um americano, um sueco e um brasileiro; e atacou duas embarcações de guerra dos americanos. 

O capitão era Friedrich Fritz Guggenberger, condecorado por Hitler com a Cruz de Ferro por ter abatido um porta-aviões do Reino Unido. 

O submarino era conhecido como Lobo Solitário.

0 comentários:

Postar um comentário