UFPB investe R$ 130 mil em Santa Rita

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) transformou-se nos últimos três anos em um canteiro de obras. Com um orçamento total de R$ 130 milhões proveniente do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), do Governo Federal, a UFPB, em seus três campi (João Pessoa, Areia e Bananeiras) terá, até 2012, 235 novas salas de aulas, 95 novos laboratórios, 106 novos ambientes de professores, 7 novos auditórios, 7 novas bibliotecas setoriais e 43 novos órgãos administrativos, como coordenações, departamentos e secretarias.
Três campi da universidade se transfomaram em "canteiros de obras". Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press.
Além disso, já se encontra em fase de conclusão o Centro de Ciências Jurídicas de Santa Rita, que vai oferecer o curso de Direito no município, e o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) em Mangabeira. De acordo com a Coordenação de Infraestrutura do Reuni da UFPB, 45% das obras de expansão foram concluídas e até o final do próximo ano todo cronograma do programa estará cumprido. Entre as obras jáentregues estão o Centro de Ciência Jurídicas do Campus I, o Bloco Administrativo do Departamento de Comunicação, também Campus I e a Clínica Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, localizado em Areia.

A ampliação do espaço físico iniciada em 2008 com o Reuni tem por objetivo comportar o crescimento de 100% do número de estudantes da universidade. Fundada em 1955 através da junção de diversas faculdades, a UFPB até 2008 tinha 20 mil alunos e nos últimos quatro dobrou a sua capacidade de ensino.

"O Reuni é um programa histórico. Ao longo dos anos, a UFPB teve um crescimento lento demorando 50 anos para ter 20 mil alunos e em quatro nós vamos para 40 mil", destacou o professor Guido Lemos, coordenador geral do Reuni na UFPB. Além do número de alunos, a Universidade Federal da Paraíba multiplicou por dois o número de cursos de graduação oferecidos: em 2004 eram 50, hoje são 100. O reflexo da expansão foi um aumento vertiginoso na oferta de vagas no vestibular. Em 2004 a UFPB tinha a capacidade de receber anualmente 3.700 novos alunos e hoje abre 8 mil novas vagas. Entre as novas graduações criadas estão Pedagogia do Campo, Ciências da Religião e Tradução.
O norte

1 comentários:

Anônimo disse...

OS CURSOS DE HISTÓRIA E DE CIÊNCIA DAS RELIGIÕES
DA UFPB NÃO PASSAM DE DOIS CURSOS MANIPULADOS POR ALIENADOS QUE TENTAM PROVAR A EXISTÊNCIA DO MITO DIVINO,NA VERDADE ESSA UNIVERSIDADE É UMA VERGONHA, E QUEM ESTUDA NELA DEVERIA SE ENVERGONHAR,SO EXISTE UM CURSO IMPORTANTE NA UFPB O QUAL CHAMA-SE FILOSOFIA.O RESTO É BLA-BLA-BLA.
NO ENTANTO TUDO NÃO PASSA DE UMA VERDADEIRA FICÇÃO.DEVIDO A MITOLOGIA DIVINA.GILSON GODIM UM GRANDE FILÓSOFO JA DESAFIOU CARLOS ANDRÉ PARA UM DEBATE. MAIS ESSE CARLOS ANDRÉ DO ANONIMATO SEMPRE CORREU DOS DEBATES,PORQUE SABE QUE SE FOSSE DEBATER IRIA SER DERROTADO PELOS GRANDES ARGUMENTOS DE GILSON.OUTRA QUESTÃO IMPORTANTE SÃO AS PANELINHAS DA UFPB SO QUEM PASSA NO MESTRADO É QUEM FAZ PARTE DO ESQUEMA,MAIS O MEC VAI ACABAR COM ESSA FARRA DESSES ACULTURADOS.ESSAS SÃO AS PALAVRAS DE HEIDEGGER MARTE PHD EM FILOSOFIA PELA UNIVERSIDADE DE MASTER FORD NA ILHA DA PÁSCOA.

Postar um comentário