Mexicanos desenvolvem vacina para combater vício da heroína


Uma vacina desenvolvida por cientistas mexicanos para combater os efeitos da heroína obteve resultados positivos em um experimento com cobaias animais. Agora, o grupo pretende estender o estudo com testes em pessoas.

A vacina, que já está patenteada nos Estados Unidos, trabalha a resistência do corpo humano contra os efeitos do narcótico. Dessa forma, os usuários deixariam de ter a sensação de prazer ao fumar ou injetar heroína.

O Instituto Nacional de Psiquiatria, no México, está conduzindo os estudos. Segundo a diretora, Maria Elena Medina, a vacina seria indicada para usuários que não tiveram sucesso usando outros tratamentos para abandonar o vício.

Estudos anteriores tentam criar, há vários anos, uma vacina capaz de anular a dependência a drogas. Mas nenhuma até agora chegou até o mercado.

O caso mais recente é do Instituto Nacional para Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, que também teve êxito em testes com uma vacina para combater o uso da cocaína.

A diferença entre as duas parece ser crucial: a mexicana estaria bem mais perto de ser concluída. O projeto recebe dinheiro norte-americano e também do governo do México.

O país é uma via para o comércio de drogas para os Estados Unidos e lida com o crescente problema de dependência a drogas, alimentada principalmente pelos cartéis sinaloas e zetas. Estipula-se que haja 450 mil usuários.

O cabaré com A REUTERS

0 comentários:

Postar um comentário