Disney corta passagens tidas como ofensivas de especial de Natal sueco


A versão internacional do especial de Natal sueco da Disney sofreu modificações.
Uma passagem em que aparecia uma boneca negra maltrapilha e outra, com um brinquedo eslavo caracterizado como judeu, foram cortadas da nova versão do vídeo, relata Jeremy Stahl, da revista "Slate".
O especial é distribuído em 40 países. Na Suécia, é exibido ao mesmo tempo por diversos canais, no dia 24 de dezembro, a partir das 15h locais.
O programa é formado por várias animações da Disney, exibidas sucessivamente.
Uma delas, com o Pato Donald, acabou fazendo o especial ser chamado de "Kalle Anka", o apelido do personagem no país.
A tradição sueca de assisti-lo é levada a sério.
Segundo o jornalista, que é casado com uma sueca, o vídeo faz parte das comemorações natalinas do país há 53 anos e chega a ser incluído, a depender da família, como um aspecto religioso delas.
Quando um produtor de televisão tentou cancelar o programa natalino, foi bombardeado com cartas, telefonemas e até ameaças.
Um dos maiores tabloides do país, "Aftonbladet", publicou pesquisa com 40 mil respostas de leitores: 96% disseram que a Disney está errada ao cortar as bonecas potencialmente ofensivas.
Arne Weise, 82, tradicional apresentador do programa que exibe "Kalle Anka", também se manifestou contrário, segundo o "Aftonbladet".
"Sei que a Disney é a responsável, mas o Pato Donald é quase uma religião para muita gente e entendo que alguns fiquem desapontados [com as mudanças]."

caverna com a folha 

0 comentários:

Postar um comentário