Começam preparativos de emergência para erupção do super vulcão Yellowstone, nos EUA

preparativos de emergência para erupção do super vulcão Yellowstone
Mais de 20 policiais, veículos de incêndio e de salvamento foram deslocados até a área ao redor do supervulcão Yellowstone esta semana, para se preparar para o que poderia ser uma emergência de “vida ou morte”.
O departamento de Relações Públicas do Parque Nacional de Yellowstone confirmou que poderia haver uma erupção iminente do supervulcão – e que eles estavam se colocando em prontidão para qualquer eventualidade.
O porta-voz Morgan Warthin disse:
Toda oportunidade como esta, cada oportunidade de treinamento revela tanto onde os nossos pontos fortes estão, como também onde podemos melhorar.
O Sr. Warthin sabe que os serviços de emergência terão que estar absolutamente preparados se uma catástrofe atingir perto de Mammoth, no parque nacional de Yellowstone.
O exercício ocorreu em uma estrada discreta por trás das moradias dos trabalhadores, a fim de minimizar a perturbação local, enquanto a simulação estava em andamento.
O porta-voz do Yellowstone também discutiu os desafios que sua equipe irá enfrentar, se houver uma erupção super-vulcânica em Yellowstone.
Ele disse:
Você sabe, o desafio número um é que estamos remotos, por isso leva algum tempo para chegar a Yellowstone.
Durante a simulação, os familiares de funcionários do parque, funcionários da Xanterra e moradores de Gardiner cederam seu tempo para desempenhar o papel de vítimas no exercício.
Quando o teste começou, equipes de oito agências diferentes, dentro e fora do parque, lidaram bem com a situação. Isto encorajou todos os envolvidos na simulação, pois não há como saber quando o Yellowstone poderia entrar em erupção.
De fato, especialistas no Parque Nacional de Yellowstone afirmam ter visto o Steamboat Geyser entrar em erupção no mês passado.
O serviço do parque fez o anúncio sobre o mais alto gêiser ativo do mundo em março, à medida que os geólogos compararam os relatos aos sensores térmicos na área.
Foi determinado que “poderiam ocorrer uma série de erupções menores”.
E o meteorologista Tom Skilling disse às notícias WGN:
Terremotos menores ocorrem na área de Yellowstone 50 ou mais vezes por semana, mas uma grande erupção não é esperada no futuro previsível.
Steamboat Geyser fica na bacia do gêiser de Norris, que está fechada para acesso de veículos no momento.
Enquanto isso, no início deste ano, sismólogos do UNAVCO, um consórcio governado por universidades, sem fins lucrativos, revelou que o vulcão estava “sob pressão”.
Usando Sistema de Posicionamento Global e outros equipamentos para medir as pequenas mudanças em deformação no Yellowstone, David Mencin e Glen Mattioli disseram que “o sinal de tensão é maior do que seria esperado, se a crosta sob Yellowstone fosse completamente sólida”.
Sr. Warthin acrescentou:
Eu acho que a lição para os visitantes que vêm para o parque é saber que a segurança é sempre nossa primeira prioridade, mas dado que o parque está localizado numa região remota, as estradas não são como uma auto-estrada, como [Interstate] 90,
Você não pode viajar tão rápido nas estradas. Então, muitas vezes a resposta vai demorar um pouco mais.

0 comentários:

Postar um comentário