Governo prepara novo PAC, o de transportes urbanos


O governo levou ao forno uma terceira versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Depois do original, voltado às obras de infra-estrutura, e do seu filhote habitacional, vem aí o PAC dos transportes urbanos.
O ministro Márcio Fortes (Cidades) chama a iniciativa de “PAC da Mobilidade”. Prevê a realização de grandes obras para melhorar os transportes urbanos no país.
Foi o próprio ministro quem trouxe à luz a novidade. Falou na 10ª Conferência das Cidades, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.
Segundo Márcio Fortes, o novo PAC, ainda em fase de elaboração, visa melhorar a “mobilidade” nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.
Contou que a iniciativa segue o modelo de organização e planejamento dos PACs anteriores. Incorpora, além do governo federal, Estados e municípios.
Disse que, antes do primeiro PAC, o das obras de infra-estrutura, o Brasil “não tinha tradição” na elaboração de “programa de desenvolvimento organizado e planejado”.
Agora, ele acredita, já tem. Daí a utilização do modelo na preparação das obras voltados ao transporte urbano. Daí também o apelido de “PAC da Mobilidade”.
O ministro não esmiuçou os detalhes. Esquivou-se de mencionar cifras e prazos.
De concreto, apenas a revelação de que o governo está na bica de pendurar nas manchetes um novo pa©tóide.
blog do josias

0 comentários:

Postar um comentário