Hamas faz desenho animado sobre soldado israelense capturado em 2006


da Associated Press, na Cidade de Gaza
da Reportagem Local

O Hamas enviou um alerta a Israel em forma de um desenho animado sobre o soldado israelense Gilad Shalit, sequestrado em junho de 2006 e que se transformou no centro das negociações entre o grupo palestino islâmico e os israelenses.

O desenho foi publicado no site do braço armado do Hamas, que exige a libertação de centenas de presos palestinos em troca do agora sargento Shalit.

Jim Hollander-02out.09/Efe
Última aparição do soldado Shalit foi em um vídeo divulgado pela imprensa israelense
Última aparição do soldado Shalit foi em um vídeo divulgado pela imprensa israelense
O desenho mostra o pai de Shalit, Noam, caminhando por ruas vazias de Israel, carregando uma foto do militar. O pai caminha sob outdoors com políticos israelenses prometendo libertar seu filho. No final, o pai grita ao receber um caixão. Então ele acorda.
O texto do desenho diz, em árabe e hebraico, "Ainda há esperança".

Shalit foi sequestrado por comandos do Hamas, dos Comitês de Resistência Popular e de um desconhecido Exército Islâmico em 25 de junho de 2006, durante uma operação do Exército israelense na faixa de Gaza, segundo a versão palestina, e em sua base em território israelense perto do limite de Gaza, segundo a versão israelense.

Quando capturado, Shalit era cabo e tinha 19 anos. Ele foi promovido a sargento durante seu sequestro e estaria em alguma parte da faixa de Gaza, dominada pelo Hamas desde 2007, quando o secular Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, foi expulso do território à força.

Desde então, Shalit se transformou em tema central das negociações entre palestinos e israelenses, embora todas as tentativas feitas com mediação egípcia para conseguir sua libertação tenham fracassado. Em troca, os palestinos exigem a soltura de centenas de presos palestinos.

Com a mediação de Egito e Alemanha, o acordo avançou. O Hamas chegou a divulgar recentemente o primeiro vídeo de Shalit no cativeiro. No passado, diálogos tinham rendido apenas o envio de algumas cartas e um áudio.

Recentemente, a imprensa divulgava como iminente sua libertação. Médicos estrangeiros chegaram a realizar exame médico em Shalit, mantido em local secreto. Semanas depois, contudo, o assunto saiu da mídia e um acordo parece novamente distante.

Segundo a imprensa, Israel está preparado para libertar cerca de 450 prisioneiros em troca de Shalit e não incluirá no acordo vários palestinos proeminentes cuja soltura é exigida pelo Hamas. Israel exige ainda que dezenas e prisioneiros palestinos condenados por ataques letais sejam deportados depois de libertados.

Hamas aceitou que alguns dos prisioneiros libertados sejam exilados, mas quer escolher seus destinos, disseram autoridades familiares com as negociações.

0 comentários:

Postar um comentário