Mais de 60 meninas afegãs passam mal na escola em provável ataque com gás


da Reportagem Local

Ao menos 61 meninas passaram mal ou desmaiaram neste fim de semana em duas escolas do Afeganistão, o que fez as autoridades suspeitarem de ataques com gás venenoso de insurgentes contrários ao ensino para mulheres.

O chefe de polícia Abdul Razzaq Yaqubi disse que cerca de 48 meninas e vários professores passaram mal repentinamente e muitas desmaiaram depois de sentir cheiro estranho em uma escola na cidade de Kunduz, neste sábado.

Humayum Khamosh, médico do hospital de Kunduz, disse que outras 13 garotas passaram mal em uma outra escola da cidade neste domingo.

"Eu estava na sala quando senti um cheiro, como se uma flor tivesse sido colocada perto do meu nariz", disse Sumaila, 12, uma das meninas hospitalizadas. "Eu vi meus colegas de classe professora desmaiarem e quando eu abri meus olhos, estava no hospital".

O porta-voz do presidente afegão, Hamid Karzai, disse que os insurgentes pretendem espalhar medo e que são responsáveis pelo ataque.

"Quem quer que evite que crianças vão a escola é um inimigo do Afeganistão e de sua prosperidade", disse Waheed Omer.

Um porta-voz do grupo islâmico Taleban, cuja ala radical proíbe ensino a mulheres, negou que o grupo seja responsável. "Nós condenamos tal ato contra estudantes inocentes com gás venenoso", disse Zabihullah Mujahid, que afirmou que outros grupos antigoverno podem ter sido os responsáveis.

Azizullah Safar, diretor do principal hospital de Kunduz, disse que a maioria das garotas ainda sente dores, tonturas e vômitos.

O Taleban baniu todas as escolas para garotas durante seu governo no afeganistão, de 1996 a 2001. Apesar de abertas, as escolas para meninas continuam um assunto controverso no país.
Ataques similares já foram realizados em outras partes do Afeganistão nos últimos anos, incluindo regiões onde há pouca presença dos talebans.

Com Reuters e Associated Press

0 comentários:

Postar um comentário