Terremoto de magnitude 6,3 sacode região do leste de Papua-Nova Guiné



Colaboração para a Folha
.
Um terremoto de magnitude 6,3 graus sacudiu às 9h15 da manhã deste domingo (20h15 deste sábado em Brasília) a costa leste de Papua Nova Guiné, segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGC, na sigla em inglês).

O epicentro foi detectado a 66 quilômetros de profundidade, 28 quilômetros ao leste da localidade de Lae e a 303 ao norte de Port Moresby, capital do país.

Até o momento, não houve registros de danos ou mortes, segundo oficiais. O Centro de alerta para Tsunamis no Pacífico no Havaí não emitiu um alerta de tsunami.

Papua-Nova Guiné ocupa a parte oriental da ilha de Papua, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, e se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados.

Em dezembro de 2004, um tremor de magnitude 9,15 que chacoalhou a costa de Sumatra causou um tsunami que matou cerca de 226 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e nove outros países.

0 comentários:

Postar um comentário