Traficantes penduram dois corpos em ponte perto da capital mexicana


ROBERT CAMPBELL
da Reuters, em Cidade do México

Supostos matadores a mando do narcotráfico penduraram os corpos de dois homens em uma movimentada ponte próxima a uma localidade muito frequentada nos fins de semana por moradores da Cidade do México. Foi mais uma ação ousada ligada à guerra entre traficantes nos arredores da capital.

Os dois homens foram achados na manhã desta sexta-feira numa ponte que fica próxima a um shopping center de Cuernavaca. Eles estavam nus até a cintura e pendurados pelo pescoço, segundo a procuradoria geral do Estado de Morelos, onde fica a cidade.

A imprensa mexicana disse que os assassinos ainda crivaram de balas os corpos pendurados antes de fugirem do local.

"Dadas as características desse ato, as mortes parecem vinculadas aos cartéis de drogas, e é algo que estamos vendo mais nessa área", disse um porta-voz da procuradoria, que pediu anonimato.
Quase 20 mil pessoas já morreram na guerra entre os cartéis desde que o presidente Felipe Calderón colocou o Exército para enfrentar as quadrilhas de traficantes, no fim de 2006.

A escalada de violência tem afugentado os turistas e preocupa os Estados Unidos, que fornecem ajuda financeira, equipamentos e treinamento policial para que o México combata o narcotráfico.
Alguns investidores congelaram investimentos em fábricas de cidades próximas à fronteira, especialmente Ciudad Juárez, onde a violência é especialmente grave.

0 comentários:

Postar um comentário