Óleo começa a costa americana , confirma Guarda Costeira

Domo de aço de 100 toneladas em barco próximo ao local da explosão da plataforma Deepwater Horizon no golfo do México

da Redação

Pequenas quantidades de óleo foram detectadas nesta quinta-feira (6) em uma ilha desabitada na costa dos EUA, informou a Guarda Costeira americana. Não há confirmação, porém, de grandes quantidades de óleo atingindo terra firme.

Enquanto isso, engenheiros da BP e membros da Guarda Costeira trabalham para conter o vazamento, que iniciou no golfo do México no último dia 20 a cerca de 64 quilômetros da costa da Louisiana nos EUA.

O clima favorável tem permitido o uso de diversas estratégias para conter o estrago. De um lado, queimas controladas e o uso de dispersantes químicos tem sido usados para reduzir a quantidade de óleo na superfície. De outro lado, um domo de aço de 100 toneladas está sendo submerso até o local de um dos vazamentos para facilitar a retirada de óleo.

Para a secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, o vazamento no golfo do México é um problema de longo prazo. Embora tenha esperanças de que o domo de aço consiga conter parte do problema, Napolitano e funcionários do governo preparam-se para o pior.

Segundo ela, é possível que o desastre torne-se o pior da história. O governo enviou cerca de 17,5 mil membros da Guarda Nacional para ajudar nos esforços.

Com agências internacionais

0 comentários:

Postar um comentário