Americano que diz estar em missão para matar Bin Laden é preso no Paquistão



Osama Bin Laden
Bin Laden está foragido desde os atentados de 11 de setembro, em 2001
Um americano que afirma estar em uma missão para matar Osama Bin Laden, foi preso no norte do Paquistão, informou a polícia local.
Segundo a polícia, Gary Brooks Faulkner, de 52 anos, foi preso nas montanhas do distrito de Chitral, ao norte de Peshawar.
Ele carregava uma pistola, uma adaga e uma espada, além de equipamento para visão noturna e literatura cristã, informou a polícia.
As autoridades afirmam que Faulkner foi parado perto da fronteira com a província de Nuristão, no Afeganistão, um conhecido reduto do Talebã.
Segundo a polícia informou à BBC, o americano foi preso no domingo à noite e disse que estava em uma missão para matar Bin Laden. Acredita-se que o líder da Al-Qaeda esteja escondido na região montanhosa entre o Paquistão e o Afeganistão.
Bin Laden é o homem mais procurado do mundo. Os Estados Unidos oferecem uma recompensa de até US$ 25 milhões por informações que levem à sua captura.
‘Deus está comigo’
Segundo a polícia, Faulkner chegou a Chitral com visto de turista no último dia 2. A polícia designou um guarda-costas para acompanhá-lo, mas ele desapareceu pouco depois.
As autoridades iniciaram buscas e ele foi encontrado a alguns quilômetros da fronteira com o Afeganistão.
O americano está sendo interrogado por oficiais de inteligência em Peshawar, a principal cidade no noroeste do Paquistão.
Ele disse à polícia que já visitou o Paquistão sete vezes, e esta foi sua terceira viagem a Chitral.
Segundo a polícia, Faulkner carregava um livro com versos e ensinamentos cristãos.
Segundo o porta-voz da polícia Mumtaz Khan disse à agência de notícias AP, quando os agentes perguntaram ao americano se ele tinha alguma chance de rastrear Bin Laden, ele respondeu: “Deus está comigo, e estou confiante de que vou ser bem sucedido na minha missão”.
A embaixada americana no Paquistão confirmou que um cidadão americano foi preso no país e que está tentando acesso a ele.
Bin Laden tem escapado das tentativas americanas de prendê-lo desde os atentados de 11 de setembro, em 2001, atribuídos a ele.
Chitral é considerado um de seus possíveis esconderijos, pela proximidade com Nuristão.

bbcbrasil

0 comentários:

Postar um comentário