Explosão de pacote-bomba mata assessor de ministro grego


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O ministro grego da Ordem Pública, encarregado da polícia do país, escapou ileso nesta quinta-feira após um pacote-bomba explodir perto de seu escritório, matando um de seus assessores próximos, disseram oficiais.
A vítima foi identificada como Georges Vassilakis, 52, e a forte explosão ocorreu em seu escritório, situado a alguns metros do gabinete do ministro Michalis Chryssohoidis.
"Era um pacote embrulhado que explodiu nas mãos do assessor após ele aparentemente pegá-lo e tentar abri-lo", disse o porta-voz da polícia, Thanassis Kokkalakis. "Ouvimos um grande estrondo, houve um monte de fumaça e estrago."
Não houve alertas nem registros de outros feridos. Ninguém assumiu imediatamente a autoria do atentado.
"Perdi um colega querido e valioso", disse Chrysohoidis aos jornalistas, do lado de fora do Ministério. A explosão ocorreu por volta das 20h15 local (14h15 em Brasília) no sétimo andar do prédio, situado em uma grande avenida periférica de Atenas, sede do Ministério e da polícia, que foi esvaziado.
Esta é a primeira vez que se comete um atentado contra o aparato de segurança grego, em um edifício cuja entrada está sob estrito controle policial.
A Grécia tem sido vítima de uma série de ataques a bomba, de autoria de militantes de esquerda, desde os piores protestos em décadas, em 2008.

No começo deste ano, a Grécia prendeu seis supostos membros do principal grupo militante do país, o Esforço Revolucionário.
Quando assumiu em 2009, Chrysohoidis prometeu combater duramente os militantes. Em passagem anterior pelo cargo, em 2002, ele desmantelou o grupo guerrilheiro mais letal do país.

0 comentários:

Postar um comentário