No México, candidato a governador é assassinado uma semana antes de eleição


O político Rodolfo Torre Cantù, candidato a governador de Tamaulipas, no México, pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), foi assassinado hoje junto a outras quatro pessoas quando se dirigia ao aeroporto de Ciudad Victoria.
O secretário de Interior, Fernando Gomez-Mont, confirmou a morte do candidato e sugeriu que carteis de drogas estejam envolvidos, acrescentando que "estes eventos reforçam a necessidade de combate ao crime organizado".
O incidente ocorreu na estrada que une Ciudad Victoria, no nordeste do país, a Soto la Marina, perto do aeroporto. Os dois carros em que viajava a comitiva do candidato foram atacados a tiros.
O candidato e vários colaboradores estavam a caminho do aeroporto Pedro J. Méndez, para viajar para a cidade de Matamoros, onde ele participaria de uma série de atos de fechamento de campanha frente às eleições estaduais que serão realizadas no próximo domingo.
Cantú, que era médico de profissão, casado e tinha 46 anos, liderava a candidatura da aliança Todos Tamaulipas, formada pelo PRI, pelo Partido Verde e pelo Partido Nova Aliança.
Este é o primeiro caso de assassinato a um candidato a governador na história recente do México. Em 1994, o candidato à Presidência Luis Donaldo Colosio, também do PRI, foi morto antes das eleições.

0 comentários:

Postar um comentário