"O Livro Vermelho" de C.G. Jung tem pinturas e fac-símile manuscritos



DE SÃO PAULO

Inédito no Brasil e guardado durante décadas antes da primeira edição, o enigmático livro que está no centro da obra de Carl Gustav Jung (1875-1961) descreve a jornada interior do psicanalista suíço em busca do autoconhecimento.

"O Livro Vermelho" (assim chamado devido à cor da capa que cobria os originais deixados por Jung) é pontuado pela descrição de sonhos, fantasias e visões e foi concebido entre 1913 e 1930, como decorrência de um autoexperimento: o "confronto com o inconsciente". "O espírito dessa época em mim queria muito conhecer a grandeza e amplidão do sentido supremo, mas não sua pequenez. Mas o espírito da profundeza venceu este orgulho, e eu tive de engolir o pequeno como um remédio da imortalidade", diz Jung.

A obra, escrita em alemão arcaico, é intercalada por imagens criadas pelo próprio psicanalista. "Minha linguagem é imperfeita. Não que eu queira brilhar com palavras, mas por incapacidade de encontrar aquelas palavras é que falo em imagem. Pois não posso pronunciar de outro modo as palavras da profundeza", escreve.

Editado pelo historiador junguiano Sonu Shamdasani, "O Livro Vermelho" (Vozes,Trad. Edgar Orth, Gentil A. Titton e Gustavo Barcellos, 372 págs., R$ 480) só foi publicado pela primeira vez em 2009, na Europa e nos EUA. A edição brasileira, bilíngue, traz o fac-símile do texto original manuscrito.

Veja nesta galeria algumas imagens reproduzidas do livro

0 comentários:

Postar um comentário