Obra de Portinari avaliada em R$ 1,2 milhão é furtada de museu em Olinda


FÁBIO GUIBU
DE RECIFE
Um quadro do pintor Cândido Portinari (1903-1962) foi furtado nesta quarta-feira (14) do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, localizado no centro histórico de Olinda (região metropolitana de Recife).

A obra --um óleo sobre madeira de 23 cm x 33 cm chamada "Enterro", avaliada em R$ 1,2 milhão-- estava em uma sala com outras cinco peças do artista, que não foram furtadas.

Divulgação
A obra "Enterro", de Portinari, foi furtada de museu em Olinda (PE)
A obra "Enterro", de Portinari, foi furtada de museu em Olinda
Segundo a diretora do museu, Célia Labanca, o furto só foi percebido no início da noite de ontem, quando os seguranças fechavam o prédio --uma construção do século 17, com grades de ferro no lugar de janelas.

Para fechar essas aberturas, os seguranças usam tapumes de madeira. Ao colocar uma delas no lugar, a moldura do quadro caiu no chão. Ela estava escondida atrás do tapume, presa por uma fita adesiva vermelha.

A obra furtada foi pintada em 1959 e faz parte da fase conhecida como "série azul" de Portinari. A pintura integrava a coleção de Assis Cheteaubriand, e foi doada para compor o acervo que deu origem ao museu, em 1966.

Segundo a diretora, o MAC, com cerca de 4.000 obras, não possui vigilância eletrônica, como câmeras e sensores de presença. Na quarta-feira, 17 pessoas assinaram a lista de visitantes do local. A Polícia Civil investiga o caso.

0 comentários:

Postar um comentário