Equipes resgatam 28 de deslizamento de terra na China; 127 morreram


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Bombeiros conseguiram resgatar 28 sobreviventes dos deslizamentos de terra que devastaram o Condado de Zhouqu, na Província de Gansu, na China. Ao menos 127 pessoas morreram na tragédia, causada pelas fortes chuvas na região, e outras 1.300 ainda estão desaparecidas.

Segundo o Ministério de Segurança Pública, 1.180 bombeiros e funcionários trabalham com equipamentos como detectores e botes para resgatar os moradores de Gansu, da vizinha Província de Sichuan e da região autônoma de Ningxia Hui das enchentes.

O ministério decretou ainda um controle amplo do tráfego nas estradas que levam às regiões afetadas para facilitar a passagem dos veículos de resgate.
Gong Zhiyong/AP
Prédios ficam destruídos após deslizamento de terra e inundações no Condado de Zhouqu, na China
Prédios ficam destruídos após deslizamento de terra e inundações no Condado de Zhouqu, na China

Água, lama e pedras atingiram em cheio Zhouqu, uma região dominada por colinas íngremes e estéril, após as chuvas torrenciais na noite de sábado, afirmou a agência de notícias Xinhua, citando autoridades locais.

O escoamento da chuva acumulada foi para o Rio Bailong, que atravessa a principal via de Zhouqu, causando cheia e deslizamentos de terra que atingiram a cidade depois da meia-noite e deixaram pelo menos 127 mortos, segundo a Xinhua.

Mais chuva está prevista para a próxima terça-feira.

"Muitas casas térreas foram submersas e agora estamos esperando para ver quantas pessoas conseguiram sair", disse um morador de Zhouqu, o comerciante chamado Han Jiangping.

"Nós tivemos desabamentos, mas nunca nada tão ruim. As pessoas estão tentando encontrar as suas famílias e à espera de resgate".

Um novo balanço das autoridades, citado pela Xinhua, reduz o número de desaparecidos dos 2.000 anteriores para 1.294. Não ficou claro, contudo, quantas destas pessoas conseguiram escapar e sobreviveram.

"É muito difícil localizar as pessoas lavadas pelas enchentes. É difícil dizer quais são suas chances de sobrevivência", disse Ele Youxin, gestor da Polícia Armada do Povo, que organiza o resgate.

"As escavadeiras não podem acessar o local. Só podemos usar pás e as nossas mãos para resgatar os soterrados", contou.

As enchentes cobriram cerca de metade da sede do Conselho de Zhouqu, que tem cerca de 40 mil residentes. A água da inundação atingiu até três andares em alguns edifícios, envolvendo-os na lama.

Cerca de 2.800 militares e 100 profissionais da área médica correram para ajudar e 5.000 barracas estavam sendo enviados para a cidade, disse a Xinhua.

"Agora a lama se tornou o maior problema para operações de resgate. É muito grosso para caminhar ou conduzir através dela", disse o chefe do Conselho, Diemujiangteng, segundo a Xinhua.

O presidente chinês, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, disseram que as equipes não vão poupar esforços para salvar vidas.

0 comentários:

Postar um comentário