Número de mortos por deslizamentos de terra na China sobe para 700



Parente de vítima na China (AP, 10/08/10)
Esperança de encontrar sobreviventes diminui com o tempo
O número de mortos por deslizamentos de terra na província de Gansu, no noroeste da China, aumentou para 700 e pelo menos 1.148 pessoas continuam desaparecidas, segundo informações do governo e da mídia estatal chinesa.
Os deslizamentos estão sendo causados pelas chuvas torrenciais que atingem a região desde o sábado. As chuvas destruiram as margens do Rio Bailong e uma grande quantidade de água, lama e rochas atingiu morros e casas.
O repórter da BBC na região Chris Hogg disse que prédios de até sete andares de altura foram derrubados "como papel", por quantidades enormes de lama.
A previsão é de que mais chuvas fortes atinjam o condado de Zhougu nos próximos três dias.
Segundo o repórter da BBC, as buscas por sobreviventes seguem em um ritmo "frenético".
Mais de 4,5 mil pessoas, entre soldados, bombeiros e médicos, trabalham na procura e na ajuda às vítimas. Helicópteros e outras aeronaves foram enviados para o local.
Para encontrar sobreviventes entre os escombros, as equipes contam com a ajuda de cães farejadores.
Histórias
Passadas mais de 50 horas do início da tragédia, uma mulher de 52 anos foi resgatada. As equipes de salvamento em toda a região procuram identificar sons que indiquem a presença de sobreviventes entre os escombros.
Entretanto, o enviado da BBC a Gansu relata que são muitas as histórias de pessoas que perderam suas famílias.
Homens trabalham em resgate de vítimas de deslizamentos na China (AP, 9 de agosto)
Mais de 1,1 mil pessoas ainda estão desaparecidas após chuvas
À medida que o tempo passa, a esperança diminui, disse o repórter.
Em visita ao local do desastre na segunda-feira, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou que as prioridades agora são as buscas por sobreviventes e o fornecimento de água potável às vítimas.
"Atualmente, os desafios são expandir as buscas e resgates, lidar com o grande lago formado pelos deslizamentos de maneira científica, limpar a lama e retomar o fornecimento de água potável", declarou.
Centenas de soldados foram enviados para o local para retirar o entulho que represa as águas, em uma tentativa de evitar novas inundações.
Ao todo, quase duas mil pessoas já morreram neste ano em enchentes que afetaram o centro e sul da China.
Os prejuízos são de bilhões de dólares devido às casas destruídas e terras produtivas inundadas, segundo o correspondente da BBC em Pequim Michael Bristow.

BBCbrasil

0 comentários:

Postar um comentário