Paquistão emite alerta vermelho para Província afetada por enchentes


DA BBR BRASIL

O Paquistão emitiu neste sábado um alerta vermelho depois que as enchentes que devastaram áreas no norte do país atingiram a província de Sindh, no sul.

As autoridades já evacuaram mais de meio milhão de pessoas que vivem perto do rio Indus e centenas de vilas foram inundadas.

As piores enchentes em 80 anos já mataram pelo menos 1.600 pessoas e afetaram outras 12 milhões.
K.M.Chaudary-06ago.10/AP
Paquistanês carrega bode nas costas para fugir de inundação na vila de Mehmud Kot, no centro do Paquistão
Paquistanês carrega bode nas costas para fugir de inundação na vila de Mehmud Kot, no centro do Paquistão

O presidente paquistanês, Asif Ali Zardadi, rebateu críticas de que deveria voltar de uma longa viagem ao exterior para lidar com a tragédia.

Em entrevista à BBC, Zardadi disse que seu gabinete está coordenando os esforços de ajuda aos afetados e que ele está sendo mantido informado sobre a situação.

"Eu sou quem deu todos os poderes da presidência ao Parlamento. O Parlamento está em sessão, o Senado está em sessão. É responsabilidade do primeiro-ministro e ele está cumprindo sua responsabilidade", disse.

O presidente afirmou que garantiu promessas de ajuda dos países que visitou até agora, os Emirados Árabes Unidos, a França e o Reino Unido.

PRIORIDADES
A agência meteorológica do Paquistão previu mais chuvas fortes para a província de Khyber-Pakhtunkhwa, no noroeste do país, que já foi bastante afetada.

A região está apenas na metade da temporada anual de monções.

Todos os helicópteros entregando ajuda e resgatando sobreviventes na área foram proibidos de voar por causa do mau tempo.

Em um pronunciamento na televisão, o primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani apelou por ajuda.

"Eu pediria à comunidade internacional que ajude e apoie o Paquistão a aliviar o sofrimento de seu povo afetado pela enchente", disse.

Autoridades dizem que 650 mil casas foram destruídas, 557 mil hectares de plantações inundados e mais de 10 mil vacas morreram.

Uma autoridade da ONU para a Coordenadoria de Questões Humanitárias, Manuel Bessler, disse à BBC que com as plantações levadas pelas águas, muitos paquistaneses poderão ser forçados a depender de doações de alimentos para sobreviver ao inverno.

Ele disse que as prioridades imediatas para os desabrigados são água potável e assistência médica.

Correspondentes dizem que com muitas das vítimas acusando o governo de falhar em ajudá-las, o desastre está colocando ainda mais pressão em uma administração que já luta para conter a violência do Taleban e a crise econômica.

0 comentários:

Postar um comentário