Inundações no sul da Tailândia já deixaram 35 mortos

DA EFE

As autoridades da Tailândia elevaram neste sábado para 35 o número de mortos pelas graves inundações que há uma semana afetam quase dois milhões de pessoas no sul do país.

Segundo a Polícia, a maioria das vítimas fatais morreu afogada ou sepultada por deslizamentos de terra que cobriram milhares de casas e deixaram as estradas intransitáveis.
A água já alcança dois metros de altura, apesar de a intensidade das chuvas ter reduzido.

Quase 10 mil moradores que ficaram sem lar vivem agora em abrigos temporários, sobretudo nas províncias de Najon Si Thammarat e Krabi.

As enchentes devastaram completamente a aldeia de Jao Phanom, em Krabi.

Além disso, a situação de emergência se estendeu mais para o sul, e cerca de quatro mil pessoas foram evacuadas no norte da Malásia pelo risco de inundações.

As imagens da emissora de televisão local mostram cenas de caos com enchentes que arrastaram árvores e telhados de casas, enquanto dezenas de pontes desmoronaram e deixaram muitos distritos incomunicáveis.

Entre os evacuados há mais de 1 mil turistas que foram resgatados por helicópteros, fragatas e até o único porta-aviões do Exército das ilhas do Mar de Andaman e do Golfo da Tailândia.

Embora pouco a pouco os temporais diminuam de intensidade e já tenham sido retomados os voos e o serviço de ferry desde a ilha de Samui, um dos principais destinos turísticos do país, o aeroporto de Najon Si Thammarat permanece fechado e o serviço de trens, suspenso.

O primeiro-ministro do país, Abhisit Vejjajiva, visitou na quarta-feira a zona do desastre para supervisionar a operação de evacuação.

As fortes precipitações começaram há uma semana e ocorrem na que deveria ser a estação mais seca e quente do ano na Tailândia.

0 comentários:

Postar um comentário