Vídeo exclusivo mostra foguetes lançados por Gaddafi na Líbia; assista

APU GOMES
DE SÃO PAULO

Um vídeo feito por um militar leal ao ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, mostra suas forças de artilharia lançando foguetes contra rebeldes que tentam derrubá-lo.

Folha obteve a gravação (veja baixo) com rebeldes no necrotério do hospital Jala, em Benghazi, no leste da Líbia, no último dia 22 de março.


O vídeo de 29s mostra uma coluna de peças de artilharia BM-21 Grad (lança-foguetes em cima de caminhões, de fabricação russa) posicionadas no deserto líbio disparando contra rebeldes.

São feitos dezenas de lançamentos de foguetes, indicando ataque por saturação (quando uma área e não um alvo específico é atacado).

Segundo um insurgente que pediu para ficar no anonimato, ele foi gravado dias antes na retaguarda das forças de Gaddafi, por celular.

Não há informações sobre a data e o local de gravação, mas os rebeldes suspeitam que tenha sido registrado antes do início dos ataques aéreos da coalizão aliada, em 19 de março.
Isso porque a artilharia estava posicionada em campo aberto no deserto --um alvo que seria fácil para aviões.

O autor é um militar leal ao ditador que foi morto em combate. O corpo dele foi resgatado na linha de frente rebelde e levado a Benghazi.

Não há uma regra entre os rebeldes sobre o que fazer com os corpos dos inimigos. Alguns são enterrados no próprio campo de batalha e outros, levados para o necrotério da cidade.

O celular com o vídeo foi achado no bolso da farda do militar no necrotério. Um funcionário do hospital que acompanhava os rebeldes também procurou a reportagem para exibir sacos com restos mortais de seus colegas.

0 comentários:

Postar um comentário