Leitura, produção e compreensão textual na perspectiva dos gêneros

objetivo deste artigo é o de apresentar uma proposta de leitura, produção e compreensão textual na perspectiva dos gêneros.

A abordagem do texto na sua dimensao social e cultural leva a classificá-lo quanto ao gênero. A abordagem na dimensão informacional leva à classificação de tipos textuais.

É importante ressaltar aquí que análises e classificações tendem a separar o inseparável
Por isso, não podemos esquecer que o texto é uma rede de articulações e ao focalizarmos cada uma delas em separado, objetiva meramente revelar os procesos de como um texto se constitue, tanto no seu interior quanto na sua relação com o mundo e com os usuários da lingua. Isso significa dizer que o texto se constroí estabelecendo significados em determinados contextos.

Cabe ao professor de lingua materna uma reflexão mais apurada de como trabalhar com a lingua favoreciendo o exercício da interação humana, da participação social dentro de uma sociedade letrada. Isso quer dizer que todos os textos que utilizamos no dia-a-dia sejam eles orais ou escritos, sao contruidos a partir de certas escolhas de palavras, expressões e estruturas sintáticas, com determinados objetivo comunicativo.

Por isso, apresentar texto variados nas atividades de sala de aula , torna as praticas sociais na escola mais próxima das situações sócios comunicativas que acontecem fora da sala de aula.


. Essa aproximação proporciona condições para que o aprendiz compreenda o funcionamiento da língua“Todo o texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, os quais geram usos sociais que os determinam” (BRASIL, 1998, p.21),

Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos "fazendo" algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um genêro porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais ou discursivas, por sua vez, determinam o gênero adequado.
Para Bronckart, os gêneros são compreendidos como toda unidade de produção verbal, oral ou escrita, contextualizada, que transmite uma mensagem lingüisticamente organizada e que produz um efeito de coerência no seu destinatário. Já segundo Schneuwly e Scheneuwly (1996, p.152 ), o gênero textual é caracterizado por formas lingüísticas estáveis e convencionais que correspondem a situações de comunicação precisas. Nesse sentido, pode ser comparado a um “mega-instrumento” utilizado pelos interlocutores nas diferentes situações de linguagem, sendo diferenciado por três dimensões: conteúdos veiculados, estrutura comunicativa comum ao gênero e configurações específicas das unidades lingüísticas que compõem o texto.

Os gêneros textuais que são práticas textuais vinculados à vida social, entidades sócio-discursivas e formas de ação social fazem parte da situação comunicativa. Surgem lado a lado às necessidades interacionais. Nesse sentido, há , constantemente, uma explosão de gêneros.

Assim, o trabalho pedagógico com os gêneros presentes na sociedade podem tornar as aulas muito mais interessantes e significativas, desenvolver nos alunos sua competência textual e contribuir para que o aluno, de certa forma, sejam preparados para fazer o uso da comunicação nas muitas esferas de comunicação humana que se constituem na interação social.

Como as classificações de gênero textuais são sempre ligadas à situação de uso do texto, as finalidades para as quais um texto é produzido podem alterar a clssificação inicial. Por isso, cada texto só admite classificação após analises de todos os fatores que envolvem sua construção: a estrutura linguística, as finalidades do texto e a situação social dos interlocutores.

Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um genêro porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais ou discursivas, por sua vez, determinam o gênero adequado.


Danylleny Monteiro Barbosa

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