CUIDADOS COM A ERA DA COMUNICAÇÃO


A grande maioria das pessoas, hoje em dia, vive ligada na internet, outrora esse vício era na TV e mais preteritamente no rádio, mas sempre conectadas ou antenados com o mundo exterior, que fascina e prende nossa atenção a todo instante desde os mais longínquos tempos.

Neste século XXI, em que estamos vivendo, apesar de alguns ainda não se aperceberem, foi dada continuidade ao que costumo chamar de ERA DA COMUNICAÇÃO, como já tivemos a DO GELO, a DA PEDRA ou a do FOGO. Estamos recebendo informações a todo instante, via: rádio, TV, celular, computador, etc. As mídias sociais nos deixam a segundos dos acontecimentos a milhares de quilômetros de nós.

Hoje em dia eu e alguns amigos meus, principalmente você que está lendo esse artigo, vivemos em vários lugares em questão de segundos, através do “twitter”, às vezes estamos a metros de um amigo, mas mandamos torpedos ou “twittamos” ao mesmo, ao invés de apenas falarmos com ele que está tão próximo.
            
Outro dia assistindo um programa numa TV a cabo, vi uma entrevista feita ao cantor Kleyton, da dupla Kleyton e Kledir, que em sua fala chamou a nova geração de: GERAÇÃO DO DEDÃO, referindo-se as tecladas que os jovens, principalmente, vivem a fazer de cabeça baixa olhando para o teclado do computador, celular, “tablet”, etc., esquecendo o mundo que está a sua frente, e que é necessário apenas levantar o queixo e perceber que é preciso interagir com os entes que estão ao seu lado e se expressar foneticamente, que essencialmente é o que nos diferencia dos outros seres viventes nesse pedaço de pedra no meio do universo.
           
Alguns que lêem agora esse artigo e dirão, mas e se for uma conversa em vídeo? Estarei me expressando foneticamente, porém não estará vivendo as relações humanas que a todo instante se modifica do nosso lado, como: uma criançinha que cai a metros de nós, uma idosa que tenta atravessar uma rua movimentada ou até as nuvens que se escurecem avisando que a chuva está por vir, esses exemplos aguça o instinto animal que temos dentro de nós e que nos fizeram comandar o mundo terrestre.
             
Os instintos são forças de origem biológica inerentes ao homem e aos animais superiores, e que atuam, em geral, de modo inconsciente, mas com finalidade precisa, e independentemente de qualquer aprendizado, segundo nosso grande mestre Aurélio Buarque de Holanda.
              
Devemos acompanhar a ERA DA COMUNICAÇÃO, e eu também faço uso dessas ferramentas que essa Era nos impõe, mas é de suma importância que fiquemos atentos ao mundo ao nosso redor, e levantemos o queixo para ajudarmos a criancinha que caiu, a velhinha a atravessar a rua, ou termos o senso que irá chover, pois se a água molhar nossos aparelhos de comunicação entraremos em curto: “DEPRESSÃO”.
                 
Ou seja, estamos nos tornando escravos de nossos inventos.

Marcos Ferraz 
é Auditor Contábil e ativista político
http://marcosferrazflu.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário