Filme sobre 'últimos cangaceiros' do bando de Lampião estreia no CE


o cabaré com G1 CE
 Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos. (Foto: Leonardo Lara/Divulgação)Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos. (Foto: Leonardo Lara/Divulgação)
Os cinemas nacionais recebem nesta quinta-feira (28), o documentário "Os Últimos Cangaceiros", do cineasta cearense Wolney Oliveira. O público deve contar com sessão especial no mesmo dia, em Fortaleza, às 19h30, seguida de debate com o diretor, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, onde o longa-metragem ficará em cartaz pelas próximas semanas.
O filme conta a história de vida do casal de cangaceiros Durvinha e Moreno, que fizeram parte do bando de Lampião e Maria Bonita. A trama relata o banditismo do cangaço que ocorreu no Nordeste brasileiro, mais intensamente no início do século XX. Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, que foi o líder na história do cangaço brasileiro, é lembrado por sua jornada em terras nordestinas e por ter sua relação com a igreja e política reveladas.
O enredo do documentário gira em torno do casal de cangaceiros Durvinha e Moreno, que na verdade se chamavam Antonio Ignácio da Silva e Durvalina Gomes de Sá. Durante três meses, o casal percorreu 1.352 quilômetros, do interior de Pernambuco, até Minas Gerais, fugindo das autoridades que os caçavam. Ali constituíram família, mas não revelaram, sequer aos filhos, quem eles realmente eram, mantendo segredo por mais de meio século.
Serviço:Considerado o último cangaceiro homem e um dos últimos integrantes do bando de Virgulino Ferreira (O Lampião), Moreno morreu aos 100 anos em 2010. Sua mulher, Durvinha, faleceu em 2008, aos 93 anos. O documentário conta ainda com personalidades que fizeram parte da história e ainda vivem, como a cangaceira Dulce, entrevistada no filme, com 92 anos.

O Diretor
Wolney Oliveira é fortalezense, graduado pela Escola Internacional de San Antonio de los Baños, EICTV, Cuba, com especialização em fotografia. Seus filmes têm recebido numerosos prêmios no Brasil e o exterior. Seu curta-metragem "O invasor marciano" foi o primeiro filme da EICTV a receber um prêmio internacional, entre muitos outros. A ideia original do curta deu origem também ao longa de ficção "El cayo de la muerte" (A ilha da morte).

“Os Últimos Cangaceiros” nos cinemas
Data: a partir de 28 de maio de 2015
Sessão especial em Fortaleza: 28 de maio, às 19h30, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, seguida de debate com o diretor.

0 comentários:

Postar um comentário