Estudo revela que amazônia tinha cidades com pirâmides


Um estudo publicado na Nature revela a existência de uma estrutura urbana na Amazônia boliviana, em um tempo anterior ao da colonização espanhola. Depois de encontrar áreas com vestígios visíveis, os cientistas realizaram um mapeamento a laser aéreo utilizando a tecnologia Lidar.

Com o equipamento que disparou feixes infravermelhos de um helicóptero em direção à superfície (que captura os sinais refletidos) foi possível produzir mapas com a estrutura tridimensional de assentamentos de tamanhos diferentes, conectados entre si por uma rede de canais e reservatórios. A arquitetura cívico-cerimonial revela plataformas escalonadas, sobre as quais se encontram estruturas em forma de "U" e pirâmides cônicas que chegavam a atingir 22 metros de altura, o equivalente a um prédio de sete andares. Ao todo foram descobertos dois grandes assentamentos e mais 24 menores. Dos 26, 11 ainda não eram conhecidos.

O pesquisador do Instituto Arqueológico Alemão e coordenador do estudo, Heiko Prümers explicou que essas plataformas e pirâmides eram artificiais desde a base até o topo. "Aliás, foram construídas em cima de terraços com até 6 metros de altura, os quais, por si sós, já correspondem a um acúmulo incrível de trabalho", avaliou. Elas foram construídas com terra, sem o uso de pedras.

Essas construções foram erguidas pelo povo Casarabe, que habitou aquela região da Bolívia entre os anos 500 e 1400. Mas elaes foram abandonadas antes da chegada dos espanhóis e não se sabe o motivo. Como foram feitas de terra, so freram erosão e foram sendo encobertas pela vegetação, mas seguem de pé, como testemunha a equipe de cientistas.

#Amazônia #Bolívia

0 comentários:

Postar um comentário