Há alguns dias presenciamos o trágico acidente do vôo 8054 da TAM, que vinha de Porto Alegre pra São Paulo e caiu num depósito de cargas na Avenida Washington Luis, fora das cercanias do aeroporto de Congonhas. Tenho acompanhado nos noticiários que alguns oportunistas de plantão defendem o fechamento incondicional do aeroporto, no entanto vale lembrar que o aeroporto de Congonhas foi inaugurado em 1936, e que na época se encontrava numa zona quase rural e há nove quilômetros da cidade de São Paulo, com o passar dos anos, o adensamento populacional chegou ao referido aeroportoHoje, o aeroporto de Congonhas, recebe em suas dependências entre 18 a 20 milhões de passageiros por ano e nele trabalham cerca de 50 mil pessoas, é muito fácil falar em fechar este ou outro aeroporto, pra quem não vive dele, não o utiliza, não trabalha nele nem tampouco anda de avião é facílimo dizer uma tamanha imbecilidade.
Se o governo atender algumas entidades que defendem o fechamento do aeroporto de Congonhas, vocês podem ter certeza meus caros leitores que isso vai virar “moda”. E daqui a pouco um avião vai cair no aeroporto dos Guararapes em Recife e lá vai associação de moradores, arquidiocese e entidades afins defenderem seu fechamento, cai um avião em no aeroporto Augusto Severo em Natal no Rio Grande do Norte e idem.
O perigo não esta nos aeroportos, e sim no não cumprimento das normas de segurança, o que ocorre no Brasil atualmente é que ao longo dos últimos 30 anos os investimentos nos aeroportos do nosso país se limitaram a investimentos em comodidade e conforto e deixou-se a segurança que é o mais importante em segundo plano ou nem isso. Vou citar dois exemplos, o aeroporto JFK, em Nova York, se encontra praticamente que incrustado no centro daquela cidade, no entanto em mais de quarenta anos de funcionamento nunca houve um único acidente grave, por quê? Devido aos investimentos em segurança dos aeroportos e de vôos, outro exemplo é o Aeroporto Internacional de Lisboa, quando foi inaugurado na década de 60, ficava numa área quase desabitada, fora do perímetro urbano da cidade lisboeta e hoje a densidade demográfica praticamente que ocupou o entorno do aeroporto, no entanto nunca houve nenhum acidente de grandes proporções, porque se investiu em segurança, dotando o mesmo de três pistas cada uma com 4.000 metros de comprimento, enquanto Congonhas tem a pista principal com 1.900 metros e a auxiliar com apenas 1.500 metros, percebam a diferença!
Sendo assim, defendo que o aeroporto de Congonhas seja dotado de segurança que atenda as especificações internacionais e seja mantido os vôos, até porque o mesmo se localiza numa área central de São Paulo, onde de qualquer ponto da cidade se percorre apenas 15 a 20 quilômetros pra se chegar, enquanto o aeroporto de Guarulhos se percorre 40 quilômetros, numa cidade de trânsito engarrafado e que não compensa ergônicamente falando andar tanto pra fazer uma viajem de avião que muitas vezes demora apenas 3 horas.
Williams Dantas da Silva é
Estudante de História
UEPB/Guarabira
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