Só pública que seleciona aluno lidera Enem


ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA
ANTÔNIO GOIS
DO RIO
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Para ser escola pública top no país, precisa fazer seleção de alunos e contar com condições raras como ter professores com pós-graduação. É o que informa a reportagem publicada na edição desta segunda da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).


Entre os 10% mais bem classificados (1.793), só 8% dos colégios são públicos, percentual igual ao do Enem anterior. Alteração do currículo e ampliação da jornada, dizem os pesquisadores, são iniciativas das tops públicas que poderiam ser replicadas.

Para a rede particular, o Enem é a única avaliação nacional que engloba todas as escolas. O colégio Vértice (SP) obteve a melhor posição do país.

Médias

Para obter a média, é preciso que no mínimo dez alunos concluintes da escola tenham participado do Enem e que essa participação atinja ao menos 2% do total de concluintes daquele ano.

Para fazer os rankings, a Folha leva em consideração a média total e não inclui as escolas de Educação de Jovens e Adultos (supletivos).

Em 2009, 2,4 milhões de alunos fizeram o Enem. As provas da edição 2010 acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro deste ano e as inscrições já terminaram.

0 comentários:

Postar um comentário