Gigantesco Asteroide '2001 FO32' irá Passar Perto da Terra este Ano e se Aproxima Rapidamente


O maior asteroide a passar pela Terra este ano se aproximará de cerca de 2 milhões de quilômetros de nosso planeta em 21 de março informou a NASA. 

Descoberto há 20 anos e denominado 2001 FO32 o asteroide tem cerca de 900 metros de diâmetro. E a agência espacial dos EUA disse que sua aprovação nos próximos dias permitirá aos astrônomos observar esta rocha de perto. 

"Conhecemos o caminho orbital FO32 de 2001 em torno do Sol com muita precisão", disse Paul Chodas , diretor do Centro de Estudos de Objetos Perto da Terra. "Não há possibilidade de que o asteroide se aproxime da Terra dentro de 2 milhões de quilômetros." 

Isso é cerca de 5,25 vezes a distância média da Terra à Lua, mas ainda perto o suficiente para 2001 FO32 ser classificado como um "asteroide potencialmente perigoso." 

A NASA disse que o 2001 FO32 passará cerca de 124.000 km por hora mais rápido do que a velocidade com que a maioria dos asteroides encontra a Terra. 

Os astrônomos esperam obter uma melhor compreensão do tamanho do asteroide e uma ideia aproximada de sua composição estudando a luz refletida em sua superfície. 

"Quando a luz solar atinge a superfície de um asteroide os minerais na rocha absorvem alguns comprimentos de onda enquanto refletem outros" explicou a NASA. "Ao estudar o espectro de luz refletido da superfície os astrônomos podem medir as 'impressões digitais' químicas dos minerais que ele contém." 

Este diagrama mostra a órbita longa e inclinada de 2001 FO32 enquanto viaja ao redor do Sol (elipse branca). Devido a esta órbita, quando o asteroide se aproxima da Terra, ele viajará a uma velocidade incomumente rápida de 124.000 mph (124.000 km / h). Crédito: NASA / JPL-Caltech. 

Da mesma forma astrônomos amadores em algumas partes do mundo também deveriam ser capazes de fazer suas próprias observações. 

"O asteroide ficará mais brilhante à medida que se mover pelos céus do sul", disse Chodas.

 "Astrônomos amadores no hemisfério sul e em baixas latitudes ao norte devem ser capazes de ver este asteroide usando telescópios de tamanho moderado com aberturas de pelo menos 20 centímetros nas noites antes da aproximação mais próxima mas provavelmente precisarão de mapas estelares para encontrá-lo." 

A NASA disse que mais de 95%  dos asteroides próximos à Terra do tamanho de 2001 FO32 ou maior foram catalogados e nenhum deles tem qualquer chance de impactar nosso planeta no próximo século. 
Mais um post by: UFOS ONLINE

                                                      Veja o Vídeo

https://youtu.be/qqcOqJfnsq8

0 comentários:

Postar um comentário